top of page

Nossos projetos

O Rodeador Cultural sempre busca ações que possam favorecer as comunidades locais, valorizando a produção artística, poética e cultural de seus membros. Nossos projetos são desempenhados em parcerias com empresas do setor privado, órgãos e mecanismos públicos, além de instituições de ensino e pesquisa.

Edição e publicação de livro infantil sobre o sebastianismo
PRONAC 202985

Este projeto publicou e distribuiu gratuitamente 1250 livros infantis nas escolas municipais e particulares de Bonito-PE. Trata-se de um livro ilustrado e escrito pelo artista plástico Marcelo Julio; é o primeiro livro infantil que trata da comunidade do Rodeador.

A obra narra a história de Joana, uma menina do arraial sebastianita que vê o rei Dom Sebastião encantado nas coisas do seu cotidiano. O projeto contou ainda com uma formação pedagógica para mais de 70 professores das redes de ensino da cidade e uma oficina pedagógica de pintura para mais de 200 alunos da rede pública de ensino.

Foi financiado pela Rede Pita de Supermercados via lei Federal de Incentivo à Cultura.

Edição e publicação de livro sobre o médico Alberto d'Oliveira
PRONAC 201409

Este projeto contou com edição, publicação e distribuição gratuita de livro sobre a chegada do médico Alberto d'Oliveira ao interior pernambucano no início do século XX.

O livro é um relato memorialístico de seu filho, também médico, Lucídio de Oliveira. A narrativa busca preencher lacunas de uma rememoração a partir de uma carta deixada pelo pai. O jogo de memórias que se realiza na narrativa faz surgir cenários públicos importantes para a história nacional e local. Homem de influência, o médico Alberto d'Oliveira exerceu seu ofício durante importantes transformações no cenário urbano carioca e desempenhou funções pioneiras no estabelecimento da saúde pública no interior brasileiro. A publicação do livro busca fomentar o conhecimento e ampliar o acesso a bens culturais que promovam a consciência cidadã por meio da divulgação de fatos locais.

O projeto também contemplou formação pedagógica  com professores da rede municipal de ensino para debater e aprofundar o tema de modo a elaborar estratégias de uso didático do conteúdo do livro em diálogo com os PPP's das unidades de ensino;  também foram realizadas rodas de conversas com alunos das redes municipal e estadual, totalizando mais de 300 estudantes; um vídeo sobre o papel público de Alberto d'Oliveira como prefeito e agente público foi disponibilizado nas redes sociais e youtube. 

O projeto foi aprovado via Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com financiamento parcial da Rede Pita Supermercados e com doação da família do médico Alberto d'Oliveira. 

Expressões Inconfidentes
Laboratório de Linguagens (LALIN) - UFOP

"Expressões Narrativas Inconfidentes" é um projeto de Extensão apresentado ao Laboratório de Linguagens da Universidade Federal de Ouro Preto e tem como objetivo a produção de audiovisual que valorize as manifestações artísticas, linguísticas, religiosas e culturais da regiãos dos inconfidentes em Minas Gerais.

O projeto também desenvolve a legendagem de vídeos para público ensurdecido e surdos, constribuindo para a capacitação de novos profissioanis e promovendo a inclusão e acessibilidade de diversos públicos aos bens culturais produzidos.  Vários vídeos  foram disponibilizados disponíveis no canal do Rodeador Cultural no YouTube. Entre eles está o vídeo que resgata a visita do escritor Mario de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus Guimaraens no interior de Minas Gerais, na cidade de Mariana. Uma câmera percorre ruas da cidade contemporaneamente conduzida por uma narrativa que faz uma bricolagem de textos de Mario, Alphonsus e do poema de Carlos Drummond de Andrade que elabora poeticamente a cena da visita.

Muitos  vídeos destacam as manifestações do Congado nas festas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Santa Efigênia na cidade de Ouro Preto-MG. A narrativa mergulha em algumas das cerimônias congadeiras enquanto seus participantes relatam suas experiências.

O projeto ainda prevê a publicação de material pedagógico com as canções do congado e estratégias de abordagem da temática de acordo com a BNCC, valorizando a produção do conhecimento e cultura pelas comunidades participantes. 

bottom of page